Laura Rodrigues
Portugal
Nuestros oradores e invitados son expertos reconocidos en sus campos, que contribuyen de forma valiosa a enriquecer el VII Encuentro Ibérico de PB.
Su participación añade conocimientos, inspiración y otras perspectivas a la audiencia.
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Portugal, desde 2021.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.
Bienvenida y presentación institucional.
Cierre
Vereador, Concejal del Plan de Barrios, Promoció de las Personas Mayores y Educación · Concejal del Distrito de Horta-Guinardó
Traductor, activista y político español. Diputado de la XI legislatura del Parlamento de Cataluña entre 2015 y 2017, lideró el grupo parlamentario de Catalunya Sí que es Pot.
Bienvenida y presentación institucional.
Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Portugal, desde 2013.
Licenciado em Relações Internacionais, com MBA em Administração de Empresas (Universidade Católica do Porto). Pertence à AICEP - Agência Portugal Global Trade & Investment.
É membro do Comité das Regiões – Grupo PSE e presidente do Conselho de Administração da LIPOR – Serviço Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto; da Rede Portuguesa de Autarquias Participativas; da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto; do Conselho Executivo da Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça.
Membro efetivo do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses e conselheiro Político da CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos. Auditor de Defesa Nacional e membro do Fundo Marshall Alemão e do Conselho Social da Faculdade de Economia e Empresa e Ciências (Universidade Lusíada - Porto).
Diretor Comercial da ANIVEC/APIV Associação Nacional da Indústria do Vestuário e Confeção (2004 - 2006)
Presidente e Diretor-geral do Instituto do Consumidor / Direção do Consumidor (2007 - 2009) e professor Convidado no IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing (2009 - 2011).
Membro de vários Conselhos Consultivos em vários Reguladores nacionais (Comunicação, Energia, Água, Seguros, Redes Sociais entre 2006-2009)
Deputado ao Parlamento durante as X (2006-2007) e XI Legislaturas (2009-2011) em representação do Partido Socialista.
Bienvenida y presentación institucional.
Licenciado em Sociologia e Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento, ambos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Título de Especialista atribuído pelas Escolas Superiores de Educação de Coimbra, Guarda e Santarém.
Consultor internacional para a conceção, implementação e avaliação de processos participativos, trabalhando com autarquias e com os Governos de Portugal, Brasil e Cabo Verde, com as Nações Unidas e com o Banco Mundial, este último com intervenções diretas em Moçambique, México e Federação Russa.
Responsável pela criação da Rede de Autarquias Participativas, em 2014, é autor do "Índice de Qualidade dos Orçamentos Participativos", do "Participa Mais - Dez Passos para a Criação de Sistemas de Participação", do Jogo "Quem Participa?".
É docente convidado da Escola Superior de Educação de Coimbra, desde 2009, responsável por lecionar as Unidades Curriculares de “Seminário de Projeto” e “Planeamento e Organização de Projetos”, do Mestrado de Educação de Adultos e Desenvolvimento Local e do Mestrado de Educação e Lazer.
É membro fundador da Associação Oficina, entidade do terceiro setor dedicada aos temas da democracia participativa e do planeamento e avaliação de políticas públicas. Autor e coordenador de diversos livros, entre os quais se destacam Esperança Democrática – Orçamentos Participativos no Mundo, Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos e Vinte anos de Orçamentos Participativos em Portugal.
Presupuestos Participativos en Portugal y España - Retos, emergencias y límites
Experiencias de prácticas y participantes en Presupuestos Participativos (casos de éxito, desafíos, enseñanzas)
Profesor Titular en el Departamento de Sociología II de la Universidad de Alicante, e investigador del Instituto Interuniversitario de Desarrollo Social y Paz. Miembro de EQUIDIVERSIDAD (Grupo de Investigación Social sobre Equidad y Diversidad) y OBETS (Observatorio Europeo de Tendencias Sociales).
Presupuestos Participativos en Portugal y España - Retos, emergencias y límites
Vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Portugal, com os pelouros da Cultura, Património Cultural, Desenvolvimento Social e Participação e Cidadania.
Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e concluiu o mestrado em Ciências da Educação (área de especialização Formação de Adultos), na mesma faculdade. Frequentou o doutoramento em História da Educação da Universidade de Lisboa. Concluiu os cursos de História de Arte em Portugal, História de Arte I e II ministrados pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Frequenta atualmente a licenciatura em História na Universidade Aberta.
Foi docente no Instituto Superior de Línguas Aplicadas (ISLA) na pós-graduação Psicologia Clínica e da Saúde. Participou, na qualidade de oradora, em congressos internacionais na área da intervenção com famílias e da terapia familiar e publicou um artigo na revista internacional Journal of Familiy Psychoterapy.
Integrou os quadros da Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste, onde se dedicou a projetos no domínio da educação e formação de adultos, até ser requisitada para a Câmara Municipal de Torres Vedras.
Foi, a convite do Ministério da Educação, coautora do Guia de Operacionalização das Competências-Chave, nível secundário.
Fez parte do Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG), em Portugal, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses e integra a Comissão Interministerial para a implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura, em representação das autarquias locais.
É presidente da direção da Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social (REVES).
É membro do GECES (Expert Group on Social Economy and Social Enterprises) da Comissão Europeia. Neste quadro, foi Relatora do grupo Clusters for social and ecological innovation.
É vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres, da direção da Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad e da Rede de Autarquias Participativas. É vice-presidente executiva da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas.
Pertence ao conselho consultivo da Cátedra Unesco “Gestão das artes e da cultura, cidades e criatividade”, atribuída ao Instituto Politécnico de Leiria.
É membro do conselho de administração da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.
Integra a direção da Artemrede – Teatros Associados.
É membro do conselho estratégico da Rede Cultura 2027 e integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura intitulada “Curate the Commons”.
Presupuestos Participativos en Portugal y España - Retos, emergencias y límites
Licenciada em Política Social pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas, trabalha há 29 anos na Câmara Municipal de Cascais.
Com uma pós-graduação em Sustentabilidade e Agenda XXI concluída na Universidade Católica do Porto e outra em Estudos Africanos no ISCTE, a sua grande paixão são as pessoas.
Como líder desde 2011, sempre viu as equipes como um desafio.
Hoje lidera a equipa do Departamento de Cidadania e Participação e é responsável pela gestão dos Orçamentos Participativos, das Associações Culturais e do Voluntariado.
Acredita verdadeiramente que “tudo começa nas pessoas”!
Cómo y por qué evaluar los Presupuestos Participativos
Doctora en Psicología (2003) por la Universidad de Málaga. Ha sido profesora del Departamento de Psicología, Área de Psicología Social, de la Universidad de Huelva desde el año 2003 hasta el 2007, donde obtuvo el premio extraordinario de calidad docente (2007). Desde el año 2007 es profesora en el Departamento de Psicología Social de la Universidad de Málaga. Imparte Psicología de los Grupos en el Grado de Trabajo Social, así como docencia en el Máster Oficial de Investigación e Intervención Social y Comunitaria de la Universidad de Málaga, igualmente ha sido ponente invitada en distintos máster y programas de doctorado.
Actualmente es la subdirectora del Dpto. de Psicología Socia, Trabajo Social, Antropología Social y Estudios de Asia Orienta (2021-actualidad).
Cómo y por qué evaluar los Presupuestos Participativos
Catarina Louro, 36 anos, casada e mãe de dois filhos, é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Nesta mesma instituição, concluiu a Pós-graduação em Gestão de Projetos em Parceria e o Mestrado "Políticas Locais e Descentralização: As Novas Áreas do Social".
Trabalhou na Cefamol - Associação Nacional da Indústria de Moldes nas áreas dos projetos e da formação. Especialista em Igualdade de Género, pertence ao quadro da Mulher Século XXI - Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres, que representava no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e noutras redes de trabalho nacionais e locais. Membro fundador do Clube de Reflexão Política Leiria Socialista e d'a.gente - Associação de Apoio Social e Cultural. Foi representante de Portugal no Lobby Europeu das Mulheres.
Nas suas funções de vereadora, tem as seguintes atribuições: Fundos estruturais; Formação e dinâmica organizacional de Recursos Humanos; Turismo; Publicidade; Cidadania; Ocupação do Espaço Público; Licenciamentos Diversos; Alojamento Local; Promoção do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo; Mercados e Feiras Municipais; Metrologia; Centro Associativo Municipal; Cemitérios; Contraordenações; Representação municipal; Ligação às freguesias.
Cómo y por qué evaluar los Presupuestos Participativos
Membro da equipa coordenadora do OP Lourinhã desde 2015;
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, desde 2022;
Licenciado em Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Técnica de Lisboa.
Pós graduado em Governação e Desenvolvimento Regional e Local pelo ISCPS da Universidade Técnica de Lisboa.
Cómo y por qué evaluar los Presupuestos Participativos
Responsável da Área de Cidadania e Participação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Portugal e, coordenadora do Orçamento Participativo, que conta no presente ano com a 9.ª edição.
Licenciada em Ciências do Ambiente, minor em Alimentação e Saúde e, Mestre em Cidadania Ambiental e Participação pela Universidade Aberta.
Apresentou inúmeras comunicações sobre metodologias participativas no Município de Torres Vedras a entidades portuguesas e estrangeiras (São Tomé e Príncipe, Japão e Polónia).
Gestora da Plataforma de Cidadania Participativa Alerta TVedras desde 2020.
Temas dominantes en los Presupuestos Participativos: Qué mueve a los ciudadanos?
Formado em Gestão pelo Instituto Politécnico de Leiria e mestre em Economia da Empresa e da Concorrência pelo ISCTE Business School, iniciou a carreira no tecido empresarial, tendo passado por vários departamentos financeiros, nomeadamente, no setor automóvel e da grande distribuição. Desde 2017 integra o Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, desempenhando neste momento funções de Chefe de Gabinete, com responsabilidade direta pela organização e concretização dos Projetos de Orçamento Participativo.
Temas dominantes en los Presupuestos Participativos: Qué mueve a los ciudadanos?